É importante entender a necessidade do cliente, para se optar pelo melhor método para resolver as questões do cliente – coaching, mentoria, aconselhamento. São processos distintos, mas que podem acontecer mesclados em um processo, desde que tratados isoladamente. Questões emocionais, traumas psicológicos, serão abordadas apenas dentro do contexto de coaching – ressignificação do passado, liberação de agentes bloqueadores, mudança de mindset.
O melhor método (coaching, mentoria, aconselhento bíblico) é aquele com o qual o cliente se identifica, e se sente motivado para cumprir e conquistar seus objetivos.
Oscar Fontoura Jr
Coaching, conquistando objetivos com alta performance.
O coaching é um processo de alta performance, para se caminhar do estado atual ao estado desejado. Ele cria protagonismo e autonomia, e maturidade no cliente. As pessoas estão acostumadas a receber a solução pronta e seguir as determinações ou regras, muitas vezes desistindo. O coaching obriga a reflexão, desenvolvendo o pensamento crítico, a autonomia e treina a pessoa a criar e executar um plano de ação para atingir seus objetivos, vencendo bloqueios como a procrastinação, medo. O coach (profissional) tem uma postura neutra (sexo, religião, ideologia, etc), sem direcionar questões ou metas, mas orienta o coache (cliente), consegue extrair estas respostas do próprio coache. No lugar de estabelecer um julgamento sobre o objetivo, utiliza ferramentas que permitem avaliar os objetivos, tangibilizar valores, conceitos, medir resultados, mitigando erros. O coache, por sua vez, precisa estar disposto a participar ativamente do processo.




O coaching de aplica nas modalidades de coaching pessoal, para objetivos pessoais como melhorar relacionamentos, perda de peso; coaching executivo para melhor performance e objetivos profissionais; coaching de liderança para desenvolver liderança; coaching corporativo onde a empresa é o coache, para desenvolver as organizações.
Mentoria. Conselhos baseados na experiência.
A mentoria é um processo onde o mentor compartilha sua experiência e visão pessoal, para orientar o mentorado a conquistar seus objetivos. O mentor direciona o processo dentro de conceitos pessoais, deixando de ser neutro. Durante o processo, o mentor indica caminhos e leva o mentorado à reflexão, mas não oferece soluções prontas. Seu papel é motivar, e desafiar o mentorado à pesquisa. A mentoria preza desenvolver a maturidade crítica e o desenvolvimento de soluções.
Aconselhamento Bíblico. Mentoria baseada na ética e fé cristã.
Aconselhamento Bíblico funciona como a mentoria, no entanto o critério a ser adotado é a ética contida na Bíblia. Recomendado a pessoas de fé cristã, praticantes, conhecedoras da Palavra de Deus. O Conselheiro irá utilizar exemplos bíblicos para ilustrar as questões abordadas, em sessões regadas de oração e sabedoria divina. Muito recomendado em casos de reconciliação de casais, ou casais que buscam um renovo de vida, jovens que pretendem casar, pessoas que buscam direcionamento e propósito para suas vidas.